Sindicato Rural de Catalão

Conteúdo

Institucional

Sindicato Rural de Catalão

06/02/1949, quando era prefeito o senhor João Netto de Campos, aconteceu a fundação da Associação Rural de Catalão com sede nesta cidade. De acordo com as disposições legais em vigor sobre a organização da vida rural foi reconhecida e respeitada pelo Ministério da Agricultura para que pudesse gozar de seus direitos.

Faziam parte da diretoria:

Presidente: António Ribeiro

1º Vice Presidente: Tharsis Campus

2º Vice Presidente: Christiano Ayres da Silva

1º Secretário: Delermano Sampaio

2º Secretário: Antônio Ayres da Silva

Comissão Fiscal:

João Netto de Campus, Saulo Freire de Assis, Pedro dos Santos Braga, Geraldo Delcides Sampaio.

Em 09/02/1967 Foi instalada a assembleia extraordinária da entidade para tratar da ordem do Edital de Convocação publicado em 25/01/1967 pelo jornal “O Popular” de Goiânia. Tal Assembleia tinha como objetivo decidir a forma do artigo 141 lei nº 4214 de 02/03/1963 sobre as entidades nas funções e prerrogativas de Sindicato. A partir daí, então passaria a ser Sindicato Rural de Catalão a fim de adapta-lo as funções e exigências sindicais.

Atualmente o Sindicato Rural de Catalão Funciona no Parque de Exposições da cidade com o objetivo de melhor atender seus associados e visitantes que antes reclamavam das escadas da antiga sede e hoje têm fácil acesso e contam com um estacionamento amplo.

Para 2015 já está acontecendo a reforma e ampliação para melhorar ainda mais o atendimento.

O sindicato Rural de Catalão não só cuida da parte agropecuária do município, como também da qualidade de vida de seus associados e dependentes. Frequentemente são realizados cursos de qualificação e aperfeiçoamento, dando a eles a chance de crescerem profissionalmente e ajudar suas famílias.

A diretoria atual do Sindicato é constituída por:

Presidente       – Renato Ribeiro dos Santos

1º Suplente     – Ricardo Pires Monteiro

2º Suplente     – Ciro Procópio Júnior

2º Delegado    – Cleber Pacheco da Silva

Tesoureiros     – Thiago Terra de Souza

Secretário – Rosemir Candido da Silva

 

Conselho fiscal – titulares – Daniel Marcelino Netto de Mello, Bruno Mastrela Martins e Antônio Jorge Bianco

Conselho fiscal – suplentes –Fernando Netto Lorenzi, Gilmar Antônio Pomponi e Juarez Mesquita

Delegados representantes junto a Faeg – titulares- Renato Ribeiro dos Santos e José Fava Neto

Delegados representantes junto a Faeg – suplentes – Wilson Netto Tartuci e Eduardo Gouveia

Além da diretoria que foi formada através do voto dos associados, existem os colaboradores do Sindicato que dão andamento ás regras e organização do mesmo fazendo o atendimento ao público em geral assim como os associados. São eles:

Nélia Evangelista de Oliveira  – Departamento Pessoal e Trabalhista

Márcia Sebastiana da Silva –  Departamento Financeiro

Antônio Carlos Ferreira Marra –  Departamento Administrativo e Financeiro

Celmar Santana Pires   – Assistente Social CRESS 4988

A nova diretoria do Sindicato Rural tem a responsabilidade de administrar a entidade no Triênio 2013/2016; objetivando uma gestão de parcerias para vencer odos os desafios que temos adiante. O Poder Público Municipal, com uma nova forma de governar, é hoje um grande parceiro e vem somar esforços e contribuir para que este evento se torne cada vez melhor.

A exposição agropecuária sempre foi promovida pelo Sindicato Rural, com o apoio dos diversos seguimentos econômicos e sociais de nosso município iniciada no ano de 1.969. Com o crescimento acentuado a cada ano, tornou-se regional, estadual e já é conhecida nacionalmente através do Ranquing realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, conquistando importantes posições, rompendo fronteiras ao município de Catalão.

O Público estimado para 2015 é de 100mil pessoas. Por ser um evento tradicional e cultural, o público é variável abrangendo todas as classes sociais. O evento não se restringe apenas ao movimento financeiro, mas também a uma programação que vai desde a área técnica, passando por leilões, rodeio profissional em touro, parque de diversões, praça de alimentação e uma programação artística com shows de renome nacional.
O sindicato é um precursor do evento, no entanto, se trata de uma festa tradicional e cultural de toda comunidade catalana e a cada ano agrega novos parceiros de diferentes seguimentos, envolvendo toda sociedade.

 

Tirando Dúvidas

Quem pode se associar? 

Qualquer cidadão que seja produtor Rural.

Qual a documentação exigida para me associar? 

Contrato de arrendamento ou escritura

Documentos pessoais

Comprovante de endereço

Taxa de 40% do salário mínimo ( anual)

O que o Sindicato Rural oferece ao associado? 

Serviços como: Imposto Territorial Rural (ITR), Certificado de Cadastro do Imóvel (CCIR), Imposto de Renda (IR), Contratos ( arrendamento, locação), , cursos de qualificação, duas credenciais de acesso ao Parque no período de Exposição  Agropecuária, Seguro Rural, Assessoria Jurídica, Departamento Pessoal, descontos em várias empresas do comércio local parceiras do Sindicato.

Footer