Sindicato Rural de Catalão

Expo Catalão 40 anos termina e deixa seu legado para 2019


A Expo Catalão 2018 chegou a o fim neste domingo, 5, e ficou marcada pela superação de recordes de público, de atrações, de expositores e de volume de negócios.

O Torneio Leiteiro que acontece há cerca de 35 anos premiou o primeiro, segundo e terceiro lugar das categorias novilha e vaca. Clayton Martins, produtor rural da região, levou o primeiro lugar das duas categorias e seus animais tiveram uma média de quase 70 quilos de leite por dia nas três esgotas realizadas. Essa foi uma marca que superou todas até o momento, como comenta Marcus Moreira, organizador do evento, “por muitos anos o recorde ficou em 65 quilos de um produtor de São Paulo, isso mostra que é importante o melhoramento genético de nosso plantel, desafiar sempre para melhores resultados”. Ao total foram seis expositores com 12 animais.

A Expo Kids deste ano atendeu um número maior de crianças durante seis dias. Com o tema O Sítio do Pica-Pau Amarelo, tivemos quase quatro mil meninos e meninas de 0 a 12 anos que brincaram em um espaço preparado especialmente para eles com uma super piscina de bolinhas, artesanato, musica e teatro. Tudo isso, gratuitamente.

A Prova dos Três Tambores da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) levou mais uma vez as mulheres para uma disputa acirrada na arena. A prova foi vencida na categoria adulto por Ana Carolina Cardozo e a infantil foi para Maria Eduarda Cardozo, mãe e filha de Araraquara ocuparam o mais alto degrau no pódio. A próxima etapa é a final em Indaiatuba – SP, de 10 a 11 de agosto. Segundo Daniel Netto, diretor de rodeio, foi uma prova muito disputada com mais de 80 participantes, superando 2017.

No rodeio, o primeiro lugar foi para Gilvan Alves Freitas, de Piracanjuba. A Companhia KGB que ficou a cargo da montaria em touros e agradou o público com uma apresentação diferenciada, unindo as tradições do rodeio com a modernidade. A premiação foi de R$ 15 mil reais distribuídas do primeiro ao quinto lugar. A etapa final do circuito será de 19 a 22 de outubro em Goiânia.

Os expositores de gado também fizeram bons negócios. Foram 200 cabeças de bovinos para exposição e comercialização das raças, Nelore, Tabapuã, Senepol, Giro, Girolando e Holandês. Dos animais levados para vendas foram negociados cerca de 70% sendo que o leilão da Fazenda Santa Anna realizado dia 04 de agosto vendeu os 41 lotes disponíveis.

E já que a pecuária foi de recordes, sábado, 4, foi o dia registrado com o maior número de visitantes no Parque de Exposições. Mais de 17 mil pessoas passaram pelo local. Durante os doze dias de Expo Catalão foram quase 82.500 pessoas. “Todo o sucesso da 40ª Expo Catalão é devido a pessoas engajadas e de parcerias essenciais para que tudo desse certo. Pensamos em atrações que agradasse todos os públicos. Pensamos também nos parceiros e contabilizamos cerca de R$ 10 milhões em negócios iniciados antes e após a festa. Recebemos parceiros novos e concretizamos antigos como Caixa Econômica e Prefeitura Municipal. Foi um verdadeiro desafio, mas estamos felizes com o resultado. Agradeço a toda diretoria e a todos que ajudaram a fazer da Expo Catalão 40 anos a melhor de todos os tempos!” Finaliza Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão.

Larissa Pacheco
Assessoria de Comunicação


#compartilharcomamigos

Footer